Wednesday, June 18, 2008

Banzai Japão!!!

Eles são lindos! Seus olhinhos puxados garantem um charme exclusivo. Alguns são bem quietos, outros mais extrovertidos. Entre os extrovertidos tem o time dos que investem em cabelos coloridos e cortes modernos. Quase todos são extremamente dedicados ao que fazem e possuem uma disciplina invejável. O sotaque, quando há, traz a certeza de se tratar de um legítimo “made in Japan”! Pois é, há cem anos atracava no porto de Santos o Kasato Maru, o primeiro navio com imigrantes japoneses para o Brasil. Há cem anos eles vinham para pincelar em vermelho vivo um belo sol nascente em nosso painel cheio de nuances de vários povos.

Sou suspeita, é bem verdade, adoro os japoneses. Acho que esse namoro começou há vinte anos atrás, quando nós completávamos 80 anos de imigração japonesa. Devidamente trajada de kimono vermelho e branco, com palitinhos segurado um coque bem preso no alto da cabeça eu explicava aos visitantes da feira de conhecimentos da minha escola como os japoneses haviam saído de Kobe. O trabalho envolveu toda turma “A” da terceira série primária e foi o indicado como melhor trabalho da feira. Falávamos sobre a chegada, mas falávamos também sobre a pesada influência que eles trouxeram. O Japão é um país de tradição forte assim como seus filhos.

Anos mais tarde, um belíssimo par de olhinhos puxados entraria na minha vida para mostrar que bom mesmo é conhecer na prática. Uma pena, foi-se ele para o Japão e nunca mais voltou. A fila anda!!! Daí para frente, a decoração, a culinária, os animes, os mangás, as músicas, tudo, foi me encantando mais e mais. Envolvida nesses pequenos flertes vim parar em São Paulo e que lugar melhor tem no Brasil para se ver e conhecer a cultura e os japoneses?

Hoje eu trabalho com cerca de dez descendentes de japoneses. Claro que amo alguns mais que outros, mas no pacote são todos muito especiais!

Para finalizar eu vou tomar a liberdade de citar uma aspa do especial da Folha da São Paulo sobre a imigração. “Há vinte anos um ocidental olhava com nojo para a refeição de um japonês: ‘credo, vocês comem peixe cru?’ Hoje, o peixe cru é moda. O Brasil é um país multicultural e multiétnico e os japoneses fazem parte deste cenário. Eles não são mais japoneses nem nunca serão. São agora a mistura do arroz com feijão com missoshiro, quibe e macarronada!” Aponta a antropóloga Célia Sakurai.

Banzai Japão!!!

No comments: